Fonte :: Pixabay : silviarita
Biscoitos tradicionais de Natal para recortar
Esta receita é, desde há muitos anos, um dos nossos rituais fixos durante a época do Advento. Todos os anos, reunimo-nos em família e cozemos juntos estes deliciosos biscoitos amanteigados. São fáceis de preparar e o aroma que se espalha pela casa é simplesmente divinal. Quer os ofereça como presente ou os coma você mesmo, estes biscoitos tornam a época natalícia ainda mais festiva!
Ingredientes
- 500 g Farinha
- 200 g açúcar
- 250 g manteiga
- 2 Ovos
- 1 Embalagem açúcar baunilhado
- 2 Colher de chá fermento em pó
- 1 Beliscar sal
- Raspa de um limão biológico
- Para decorar: Açúcar em pó, chocolate granulado, etc.
Folhetos mais recentes
Procedimento
Para cortar os biscoitos de Natal, misture primeiro a farinha, o açúcar, o fermento em pó, o sal e o açúcar baunilhado numa tigela grande. Recomendo que se peneire previamente a farinha para evitar a formação de grumos e melhorar o resultado da cozedura.
Adicione a manteiga em pedaços pequenos e os ovos à mistura seca. É importante que a manteiga esteja macia mas não derretida.
Rale o limão e junte-o à massa. É opcional, mas dá aos biscoitos um sabor fresco.
Amasse tudo até obter uma massa homogénea. Gosto de utilizar as minhas mãos para o fazer, uma vez que assim sinto melhor a massa. Se a massa estiver demasiado pegajosa, adicione um pouco mais de farinha.
Embrulhe a massa em película aderente e coloque-a no frigorífico durante, pelo menos, uma hora. Não só a massa será mais fácil de estender depois, como também as bolachas manterão melhor a sua forma no forno.
Pré-aqueça o forno a 180°C (forno ventilado a 160°C). Entretanto, estenda a massa numa superfície de trabalho enfarinhada. A massa deve ter cerca de 3-4 mm de espessura.
Cortar com cortadores de biscoitos à escolha e colocar em tabuleiros forrados com papel vegetal. Os espaços entre os biscoitos devem ser suficientemente grandes, uma vez que ainda vão crescer no forno.
Coza as bolachas durante 10 a 12 minutos até ficarem douradas. Esteja sempre atento, pois cada forno aquece de forma um pouco diferente.
Deixe as bolachas de Natal arrefecer completamente antes de as decorar. Não há limites para a sua criatividade.