Fonte :: Gajus via iStockPhotos
Castanhas saídas do forno em 35 minutos
Comi castanhas pela primeira vez num mercado de Natal e desde então fiquei fã delas. Já experimentei vários métodos de as preparar em casa e descobri que são mais estaladiças e suculentas no forno. Esta receita é simples, só precisa de um pouco de paciência, mas o resultado vale mesmo a pena. Comemos estas castanhas assadas todos os anos na altura do Natal.
Ingredientes
- 1 kg Castanhas frescas
- sal
- água
Folhetos mais recentes
Procedimento
As castanhas devem primeiro ser lavadas e depois cortadas no lado curvo. Este é um passo importante que não deve ser ignorado, caso contrário podem rebentar durante a cozedura. Na minha experiência, um corte em forma de cruz é o melhor, pois também facilita a descasca posterior.
Colocam-se as castanhas cortadas numa tigela. Acrescenta-se uma colher de chá de sal por quilograma de castanhas e mistura-se bem as castanhas para distribuir o sal.
Depois de salgadas, as castanhas devem ser postas de molho em água durante cerca de meia hora. Este método mantém-nas suculentas no interior e evita que sequem durante a cozedura.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 220 graus (calor superior e inferior)
Escorra as castanhas e espalhe-as num tabuleiro de ir ao forno. O ideal é que não sejam colocadas umas em cima das outras, mas sim individualmente e à distância.
As castanhas são agora cozinhadas no forno durante cerca de 30-35 minutos. Recomendo que verifique as castanhas ao fim de 20 minutos e que as vire, se necessário, para garantir que cozem uniformemente.
Retirar as castanhas do forno e deixar arrefecer um pouco antes de as descascar e saborear.