Fonte :: TwilightArtPictures from Adobe Stock
"Receita tradicional alemã "Printen
Adoro fazer Printen. Sendo uma pastelaria tradicional de Aachen, são uma obrigação absoluta na época natalícia. Com a sua mistura saborosa de mel, doce de pedra e especiarias de pão de gengibre, são sempre uma adição deliciosa e festiva. Ao longo de anos de prática, aperfeiçoei a minha receita de Printen vezes sem conta e estou ansioso por partilhá-la convosco.
Ingredientes
- 500 g Farinha de centeio
- 200 g Xarope de beterraba sacarina
- 125 g Rebuçados de açúcar mascavado
- 2 Colher de chá pão de gengibre em pó
- 1 Colher de chá Sal de chifre de peixe
- 125 ml água
- 50 g Casca de laranja e limão cristalizada, finamente picada
- 50 g Amêndoas
- Açúcar em pó para polvilhar
Folhetos mais recentes
Procedimento
Coloque a pedra doce numa tigela e verta água a ferver sobre ela. Deixar o açúcar dissolver-se completamente. Este passo é muito importante para a consistência do Printen, por isso seja paciente.
Adicione o xarope de beterraba, as especiarias para pão de gengibre e o sal de staghorn. Mexa tudo muito bem até estar completamente misturado.
Adicione a farinha de centeio e amasse tudo até obter uma massa firme. Trabalhe bem - os grumos de farinha podem afetar a qualidade da massa.
Quando a massa estiver firme, adicione as cascas de laranja e de limão cristalizadas. Em seguida, cobrir a massa e deixá-la repousar no frigorífico durante, pelo menos, uma noite. Este tempo de repouso é essencial para dar à massa a sua consistência típica e permitir que os sabores se desenvolvam.
No dia seguinte, retire a massa do frigorífico e estenda-a muito fina sobre uma superfície enfarinhada. Corte os Printen e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pressionar uma amêndoa em cada Printe.
Cozer os Printen num forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 15-20 minutos. Certifique-se de que não ficam demasiado escuros.
Deixar arrefecer os Printen numa grelha para bolos. De seguida, polvilhe-os com açúcar em pó ainda quentes. Deixe-os "amadurecer" durante mais alguns dias antes de saborear os Aachener Printen. O seu sabor é simplesmente divinal!