Fonte :: quartm via Adobe Stock
Cozinhar o caldo de osso tradicional
Este caldo de ossos é uma receita tradicional que estou sempre a fazer, especialmente nos meses mais frios. De vez em quando, adiciono também restos de legumes biológicos, como cascas de cenoura ou alho francês, o que confere ao meu caldo um sabor ainda mais intenso. Não só é extremamente saboroso, como também é particularmente rico em nutrientes e saudável.
Ingredientes
- 2 kg ossos de vaca
- 2 necrófago
- 2 Cebolas
- 4 Perseguir aipo
- 2 dentes de alho
- 1 Tablespoon vinagre de cidra de maçã
- Sal e pimenta a gosto
- água
Folhetos mais recentes
Procedimento
Para recriar a receita de caldo de ossos, pegue numa panela grande e adicione os ossos de vaca. Cubra completamente os ossos com água e adicione o vinagre de cidra de maçã. O vinagre de cidra de maçã ajuda a extrair os nutrientes dos ossos e é, por isso, uma parte indispensável da receita.
Deixe a água ferver, depois baixe o lume e deixe-a cozer em lume brando. Retire regularmente a espuma que sobe da superfície. Este é um passo importante para obter um caldo claro.
Entretanto, descasque as cenouras e as cebolas, corte o aipo e pique o alho.
Após cerca de 2 horas, adicione os legumes picados ao caldo e deixe-o ferver ainda mais. Quanto mais tempo o caldo estiver a ferver em lume brando, mais rico e intenso será o sabor. Normalmente, deixo o meu caldo cozer em lume brando durante 24 a 48 horas.
Quando estiver satisfeito com a intensidade do sabor, passe o caldo por um coador fino. Adicione sal e pimenta a gosto.
Verta o caldo de ossos para um recipiente e deixe arrefecer. Pode então guardar o caldo no frigorífico durante cerca de uma semana ou congelá-lo em porções mais pequenas. Este caldo pode ser utilizado como base para muitos pratos e sopas ou molhos.