Fonte :: Pixabay : Pexels
Bolachas sem glúten com cacau
Biscoitos sem glúten com cacau é uma das minhas receitas favoritas e já a fiz inúmeras vezes para a família e amigos. Estes biscoitos sem glúten são macios, deliciosos e fáceis de fazer. Não contêm glúten, mas são tão deliciosos que nem vai sentir a falta dele. Quer seja celíaco ou queira apenas reduzir a ingestão de trigo, estes biscoitos são uma verdadeira delícia.
Ingredientes
- 200 g Farinha sem glúten
- 1⁄2 Colher de chá fermento em pó
- Uma pitada de sal
- 100 g Cacau em pó sem açúcar
- 100 g açúcar
- 125 g Manteiga sem sal, à temperatura ambiente
- 1 grande ovo
- 1 Colher de chá Extrato de baunilha
Folhetos mais recentes
Procedimento
Para cozer bolachas sem glúten com cacau, pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro com papel vegetal. O papel vegetal evita que as bolachas se colem ao tabuleiro e facilita muito a limpeza posterior.
Numa tigela média, misture a farinha, o fermento em pó, o sal e o cacau. Não se esqueça de mexer o suficiente para garantir que estes ingredientes secos estão completamente misturados. Isto ajudará a obter um resultado de cozedura uniforme.
Numa tigela grande separada, bata a manteiga e o açúcar até ficarem fofos. É preciso ter paciência, pois a mistura deve ficar muito fofa!
Adicione o ovo e o extrato de baunilha à mistura de manteiga e açúcar e bata bem. Resista à tentação de adicionar mais do que um ovo. Apenas um é suficiente!
Adicione gradualmente os ingredientes secos aos ingredientes húmidos. É importante não os adicionar todos de uma vez, caso contrário a farinha pode aglomerar-se. Continue a mexer até obter uma massa homogénea.
De seguida, coloque a massa no tabuleiro preparado, em lotes. Mas tenha o cuidado de deixar espaço suficiente entre os biscoitos, pois eles espalhar-se-ão ligeiramente durante a cozedura.
Coza os biscoitos durante 12-15 minutos. Devem estar firmes nas bordas, mas ainda um pouco moles no centro - continuarão a ficar firmes à medida que arrefecem.
Deixe os biscoitos sem glúten arrefecerem completamente antes de servir. Mesmo que seja difícil esperar - o arrefecimento é um processo importante para conseguir a textura perfeita dos biscoitos! Bom apetite!