Fonte :: JoanieSimon for Getty Images
Vinho tinto jus (molho)
Pessoalmente, adoro esta receita de vinho tinto jus (molho) e cai sempre bem quando tenho convidados. É o acompanhamento ideal para muitos pratos de carne, como o lombo de vaca ou as costeletas de borrego. Requer um pouco de paciência, mas o resultado final é excelente.
Ingredientes
- 1 Garrafa Bom vinho tinto
- 2 cortado Cebolas
- 2 cortado dentes de alho
- 3 cortado em cubos necrófago
- 2 Ramos Tomilho fresco
- 2 Folhas de louro
- 500 ml caldo de carne
- 3 colher de sopa azeite
- Sal e pimenta a gosto
Folhetos mais recentes
Procedimento
Para preparar o molho de vinho tinto, aqueça o azeite num tacho grande e junte as cebolas, o alho e as cenouras picadas. Salteie durante cerca de 10 minutos até começarem a ganhar cor. Utilize um lume médio para garantir que os legumes não queimam.
Adicione o vinho tinto, o tomilho e as folhas de louro e leve o líquido a ferver. Cozinhe o vinho até ter reduzido para cerca de metade. Este processo demora cerca de 30 minutos. O vinho deve ferver lentamente, não deve ferver vigorosamente, de modo a concentrar os sabores e não os queimar.
Quando o vinho tiver reduzido, pode adicionar o caldo de carne e deixar ferver novamente. Em seguida, reduza novamente o lume e deixe o jus em lume brando durante mais 20 minutos.
Por fim, passar o molho por uma peneira fina e temperar a gosto com sal e pimenta. Se o molho de vinho tinto estiver demasiado fino, pode reduzi-lo ainda mais ou engrossá-lo com um pouco de amido misturado com água.